Soluções para aeroportos - Segurança aeroportuária

Airport_17_005
Airport_17_005

Segurança para aeroportos Kaba - Segurança e controlo de passagem em aeroportos

As exigências de segurança nos aeroportos aumentaram continuamente nos últimos anos. O controlo de acesso e a regulação da passagem pessoa a pessoa têm um papel essencial neste contexto.
Os responsáveis de aeroportos desejam optimizar o fluxo de pessoas, tornando-o mais seguro e eficiente, enquanto que, para os arquitectos e desenhadores, um ambiente aberto e acolhedor é essencial.
Ao mesmo tempo, os passageiros, os visitantes e o pessoal do aeroporto esperam que os equipamentos de controlo de acesso sejam rápidos e cómodos para o utilizador.
Satisfazer requisitos tão diferentes é o objectivo ao qual a Kaba se propõe.
A nossa ampla gama de produtos inclui equipamentos de controlo de acesso para as diferentes zonas de segurança do aeroporto, assim como sistemas de portas para organizar o fluxo de pessoas – tanto passageiros como pessoal.
Com mais de 30 anos de experiência no desenvolvimento e produção de equipamentos para o controlo de acesso pedonal, pomos à sua disposição os nossos amplos conhecimentos e a nossa tecnologia inovadora.
A Kaba está presente em mais de 30 países de Europa, Ásia e América, oferecendo serviço e assistência técnica qualificada com estas soluções altamente especializadas.

Segurança nos aeroportos - Portas de entrada

schiebetuer_flughafen

As portas de entrada de um aeroporto devem satisfazer exigentes requisitos: desenho atractivo, óptimo isolamento térmico, passagem rápida e fluída e uma entrada sem de obstáculos para equipamentos, cadeiras de rodas e carrinhos de bébé.

Solução recomendada:

Nas entradas de aeroportos instalam-se com frequência portas automáticas de correr. São seguras e fáceis de utilizar, permitindo a passagem fluída de pessoas inclusivamente com alta densidade de tráfego. Graças ao fecho imediato das folhas da porta assim que as pessoas passam a entrada, a perda de energía térmica reduz-se ao mínimo

  • alta frequência de passagem
  • passagem cómoda e rápida
  • bom nível de isolamento térmico
  • desenho transparente
  • opções para utilizar como via de emergência
  • aptas para pessoas com mobilidade reduzida
  • versões à prova de intrusão

Outra solução recomendada para a entrada em terminais são as portas giratórias de grande diâmetro e as portas de correr circulares da linha de produtos Talos. A nossa variada gama satisfaz praticamente todos os requisitos arquitectónicos das fachadas modernas. Graças à tecnologia da sua unidade motriz e de controlo, as portas Talos também satisfazem os mais exigentes requisitos de segurança dos edifícios.

  • excelente isolamento térmico
  • desenho individualizado
  • atractivos modelos integralmente em vidro
  • opções para utilizar como via de emergência
  • versões aptas para pessoas com mobilidade reduzida
  • versões à prova de intrusão
  • versões com fecho nocturno de protecção

Segurança em aeroportos - Controlo de passaportes e alfândegas

flughafen_passkontrolle

Nos balcões de controlo de passaportes, é essencial dispôr de um

procedimento de segurança. Estes pontos de controlo devem permitir um acesso fácil e seguro para cadeiras de rodas e veículos de transporte interno, assim como para o trânsito de mercadorias.

Solução recomendada

As portas automáticas de vaivém Charon e os torniquetes Kerberos oferecem uma solução ideal para regular o fluxo de passageiros nos mostradores de controlo de passaportes.

As portas de vaivém tipo Charon HSD em versão dupla, são adequadas para as zonas do aeroporto onde é necessária a passagem de veículos de transporte interno e o trânsito de mercadorias. A abertura da porta só pode ser activada pelo pessoal do aeroporto.

  • desenho elegante e transparente
  • aptas para pessoas com mobilidade reduzida
  • equipamentos motorizados para maior comodidade de passagem
  • tempo e ângulo de abertura ajustáveis

Controlo de passaporte

O controlo de entrada e saída com identificação visual efectuado pelo pessoal de fronteiras é um dos processos mais delicados e que requerem mais tempo na passagem dos passageiros pelo aeroporto. Com a finalidade de aumentar a eficiência na gestão do trânsito fronteriço e reduzir o tempo de espera nos pontos de controlo, a Kaba desenvolveu um sistema de portas de interbloqueamento para o controlo automático de passageiros. Esta solução simplifica os procedimentos de entrada e saída de um grupo pré-definido de passageiros, por exemplo viajantes frequentes, ao utilizar um sistema automático de identificação. O sistema é uma sofisticada combinação das tecnologias empregadas para o controlo físico de acesso, os leitores automáticos de documentos e a biometria. Para utilizar o sistema, o passageiro coloca o seu passaporte e o documento de identidade no leitor de documentos situado diante da cabina. O sistema comprova os dados do documento e, sendo correctos, activa a abertura automática da primeira porta.

Dentro da cabina, um leitor de impressões digitais ou de iris verifica a identificação do passageiro. Se os dados forem correctos, o passageiro pode sair da cabina através da segunda porta. Se o acesso for negado, o passageiro é conduzido através de uma porta lateral ao mostrador de controlo manual de passaportes.

Segurança em aeroportos - Salas VIP

 
vip-bereiche 

Muitos aeroportos dispõem de salas de descanso ou zonas de trabalho para uso de passageiros de primeira classe e de classe business. Para controlar o acesso a estas zonas reservadas, podem-se utilizar diferentes sistemas de portas.

Solução recomendada

As portas de interbloqueamento unipessoais Orthos estão disponíveis em diversas variantes, por exemplo com uma porta de correr circular exterior e uma porta de correr interior, hermética ao fumo. A porta exterior pode ser equipada com vidros espelhados para que o interior da sala não possa ser vista desde o exterior.

A abertura da porta exterior pode-se activar introduzindo o cartão de embarque no leitor correspondente. Graças à função de interbloqueamento, a porta interior não se abre até que a porta exterior se tenha fechado.

  • versões integralmente em vidro
  • versões aptas para pessoas com mobilidade reduzida

À entrada das salas VIP, se há balcões com atenção personalizada, as portas de correr automáticas são uma solução ideal. Pode-se escolher entre uma vasta gama de desenhos e configurações de forma a que se possam adequar a todas as especificações.

 

Segurança em aeroportos - Portas de embarque

 
boarding_gates 

Nas portas de embarque é preciso controlar o acesso de um grande número de passageiros num curto prazo de tempo. Para facilitar a tarefa do pessoal de terra, muitos aeroportos instalam unidades automáticas nas portas de embarque. Os objectivos fundamentais são a rapidez e a facilidade de uso.

Solução recomendada

Torniquetes Kerberos TPB. A ordem de abertura é activada ao introduzir o cartão de embarque no leitor –  tanto pelo pessoal do aeroporto como pelo próprio passageiro, utilizando o sistema de “embarque rápido” para viajantes frequentes. Empurrando ligeiramente, o braço do torniquete gira de forma automática, permitindo o acesso dum passageiro, detendo-se na posição adequada para que passe o seguinte. Para permitir um fácil acesso a grupos de passageiros ou ao trânsito de mercadorias, o braço pode baixar-se manualmente accionando um botão.

  • braços rebatíveis com reconfiguração e servoposicionamiento automático
  • os torniquetes também se abrem, empurrando o braço
  • podem-se instalar em vias de emergência e evacuação
  • portas de vai-vem de igual desenho para pessoas de mobilidade reduzida
 

Segurança em aeroportos - Zonas perimetrais exteriores

 
drehkreuze

Todos os aeroportos estão rodeados de terrenos que é necessário proteger contra tentativas de acesso não autorizado. As entradas situadas na vedação exterior, utilizadas para o acesso do pessoal do aeroporto, veículos, fornecedores, empresas externas, etc. são pontos críticos em matéria de segurança. As unidades de controlo de acesso para estas entradas precisam de ser funcionais, robustas e à prova de intempérie.

Solução recomendada

Os torniquetes verticais de altura completa, combinados com leitores de cartões, são a solução ideal para proteger eficazmente a zona exterior. A característica central da gama de torniquetes Kentaur é a sua construção modular, o que permite combinar múltiplas possibilidades: diversos tipos de braços – em forma curvada clássica ou moderna de barra – assim como uma grande variedade de materiais e formas, tanto para os paineis laterais como para o módulo que aloja o leitor de cartões e os dispositivos de sinais ou de intercomunicação. Também o telhado e outras opções deste sistema estão disponíveis em múltiplas versões.

  • sistema modular
  • sistema patentado de fecho por pontos limite evita o risco de ficar encerrado
  • resistentes e duradouros
  • coluna e barras de aço inoxidável
  • versões de 2, 3 e 4 aspas
  • versões com motor de servoposicionamiento

Mais informações
Airport Solutions / Segurança em aeroportos. 

 

Segurança em aeroportos - Passagem da zona de ar para zona de terra

drehkreuze

A linha que separa a zona pública (terra) da zona de segurança (ar) é uma das áreas mais delicadas de todo o terminal no que se refere à segurança. Ao chegar ao seu destino, os passageiros saem do avião e dirigem-se da zona de ar à zona de terra. Este processo deve ser cada vez mais rápido e livre de obstáculos. Ao mesmo tempo, as normas de segurança exigem que o fluxo de passageiros esteja organizado de forma que nenhuma pessoa não autorizada possa aceder da zona de terra à zona de ar.

Solução recomendada

O corredor anti-retorno Orthos PIL-M02 foi desenhado para dirigir o fluxo de passageiros de chegada, permitindo uma passagem rápida e segura da zona de ar para a zona de terra. Este sistema modular consiste num corredor vigiado por sensores e equipado com um número variável de portas de abertura rápida, por exemplo uma porta dupla pivotante de corpo inteiro e uma de meia altura, situada a alguma distância. Quando um passageiro passa da zona de ar para a zona de terra, as portas abrem-se automáticamente uma depois da outra e fecham-se conforme o passageiro as vá passando, sempre e quando não venham outras pessoas atrás. Um sofisticado sistema de sensores forma uma barreira eficaz, para detectar se uma pessoa tenta passar em sentido contrário, quer dizer, da zona de terra para a zona de ar.

  • desenho atractivo, configuração à medida
  • passagem rápida e sem obstáculos
  • alto nível de segurança para os utilizadores: o sistema de sensores evita que as pessoas possam ser magoadas pelas portas
  • sistema modular, permite combinar diferentes tipos de portas
 

Segurança em aeroportos -  Saída da zona de alfândega

drehkreuze  

Depois de recolher as suas bagagens, os passageiros dirigem-se para a zona de terra. Nesta zona, é preciso dirigir o fluxo de passageiros de tal modo que ninguém possa passar em sentido contrário, ou seja, desde a zona de terra para a sala de recolha de bagagem. Como os passageiros saem com malas ou com carrinhos, todas as portas desta zona devem ser automáticas.

Solução recomendada

As portas de correr automáticas oferecem uma solução ideal para sair da zona de recolha de bagagem. Pode-se escolher entre uma ampla gama de desenhos e configurações de forma a adequar-se a todas as exigências. Frequentemente, a alguma distância das primeiras, instalam-se também portas automáticas duplas Charon que, pela sua transparência e elegante desenho, dão um ambiente aberto e acolhedor à zona de chegadas.

  • desenho elegante e transparente
  • aptas para pessoas com mobilidade reduzida
  • abertura automática no sentido da saída, o sentido contrário bloqueado
  • tempo e ângulo de abertura ajustáveis
 
 

Segurança em aeroportos - Zonas de passagem para o pessoal do aeroporto

drehkreuze

Ao longo da linha divisória entre a zona pública e a zona de segurança, há portas de entrada e saída para uso exclusivo do pessoal do aeroporto. Frequentemente, estes acessos não dispõem de pessoal de vigilância, pelo que são pontos delicados em termos de segurança e requerem unidades automáticas para o controlo de acesso.

Soluções recomendadas

Corredores HSB vigiados por sensores. Esta solução utiliza-se principalmente à vista do pessoal de acolhimento. A unidade é um corredor de meia altura vigiado por sensores e equipado com portas automáticas de vai-vem.

  • acesso cómodo, inclusivamente com malas
  • não há contacto com o elemento barreira
  • alta frequência de passagem e alto nível de proteção do utilizador
  • variedade de formas, cores e acabamentos
  • alto grau de aceitação por parte dos utilizadores
  • versões aptas para pessoas com mobilidade reduzida

Outra solução para o controlo de acesso do pessoal, são as portas giratórias de segurança Geryon. Estas portas de controlo electrónico permitem um rápido e eficaz controlo de acesso. A abertura da porta activa-se introduzindo o cartão de empregado no leitor. Depois de cada ordem de abertura, as folhas da porta giram, bloqueando depois automaticamente.

  • coluna homologada para utilização em vias de emergência
  • sistema patentado de fecho de pontos limite evita o risco de se ficar fechado
  • nível de resistência WK2 segundo DIN V ENV 1627
  • equipamentos integralmente em vidro com unidade motriz no solo
  • versões com fecho nocturno de protecção

Para as mais altas exigências de segurança, recomendamos as portas de interbloqueamento unipessoais Orthos em combinação com leitores de cartões ou dispositivos biométricos para o controlo de acesso.

  • unidades reforçadas à prova de vandalismo, roubo, impacto de bala ou fogo
  • mais segurança mediante esteira de contacto de duas zonas
  • máxima segurança mediante balança com registo para pesos limite ou exactos
  • opção com porta corta-fogo
  • equipamentos de desenho atractivo, inteiramente em vidro
 

Segurança em aeroportos - Terraço de visitantes

drehkreuze

Muitos aeroportos dispõem de um terraço para visitantes ou outras atracções similares na zona pública do terminal. Para regular a passagem para estas zonas é costume instalar portas de meia altura que, para além do controlo de acesso, oferecem outras funcões especiais.

Solução recomendada

Torniquetes verticais de meia altura HTS-L02. Depois de cada abertura, o servomecanismo posicionador desloca automaticamente a unidade giratória 90º, empurrando suavemente os braços. Para o acesso de pessoas com mobilidade reduzida, recomendamos instalar as portas pivotantes automáticas HSD, disponíveis no mesmo desenho.

  • equipamento duplo para melhor aproveitamento do espaço
  • excelente regulação do fluxo de pessoas
  • opção - unidade de pagamento com moedas: activa a abertura da porta uma vez pago o valor da entrada
  • opção - dispositivo de contagem: ao alcançar o número máximo de visitantes permitidos, o torniquete bloqueia no sentido de entrada